As depressões se encontram nas áreas dos transtornos afetivos, hoje qualificados mais comumente como distúrbio do humor. Como doença ela tem sido classificada de formas variadas dependendo do momento sócio-histórico-cultural, da preferência dos autores e do ponto de vista adotado, sendo ainda hoje de um diagnóstico complicado de ser realizado. Vários são os fatores que vem contribuindo para o seu desencadeamento, como por exemplo, o estresse elevado, a baixa auto-estima, a falta de valor humano o que acaba por conduzir muitos dos portadores da doença ao suicídio. O seu tratamento é realizado por meio de medicamentos os quais são chamados de antidepressivos, que agem no sistema nervoso central restituindo o equilíbrio dos circuitos e dos neurotransmissores, associados na maioria dos casos às psicoterapias. A logoterapia como uma das psicoterapias indicadas para o tratamento busca fazer com que o doente tome consciência da inevitabilidade de sua doença e não se julgue por tê-la, mas sim aceite o estar doente e procure perceber também, por meio do trabalho logoterapêutico, que ainda poderá realizar valores criativos, vivenciais e principalmente atitudinais. A logoterapia busca trazer ao homem a conscientização espiritual, ou seja, procura conscientizá-lo do seu ser responsável, ressaltando-se que responsabilidade significa ser responsável diante de um sentido. Assim, a proposta da logoterapia consiste em uma nova possibilidade terapêutica na realização de atividades de percepção de sentido e na criação e atualização de valores, ajudando assim o paciente depressivo na busca do sentido do momento. Em outras palavras procura-se realizar uma reorientação do doente diante do seu destino (estar com depressão), ressaltando o seu lado sadio, humano que em geral se encontra comprometido devido à doença. Em nosso trabalho procuramos por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica analisar como a logoterapia pode contribuir para uma melhor qualidade de vida para estes portadores de depressão maior, enfocando para isto as idéias do Pai da Logoterapia Frankl e seus seguidores assim como também a visão da psiquiatria a respeito desta doença.
REFERÊNCIA: GINANE, Margarethe Ligia F. Para além da depressão: há a existência de um ser humano. 47p. Campina-Grande-PB. Universidade Estadual da Paraíba ( UEPB), 2010.
Resumo disponibilizado pela querida LOGO amiga Psic. Margarethe Ginane! Companheira de estudos, de seminários, de conversas, de almoços...
Seus inesquecíveis sábios conselhos contribuíram para eternizar a nossa grande amizade!
Trabalho Ótimo, me ajudo bastante! :)
ResponderExcluirTrabalho Ótimo, me ajudo bastante! :)
ResponderExcluir